domingo, 26 de agosto de 2012



A matemática é a ciência do raciocínio lógico e abstrato; 
estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e 
variações. 
Um trabalho matemático consiste em procurar por padrões, 
formular conjecturas e, por meio de deduções rigorosas e 
definições, estabelecer novos resultados.
A matemática vem sendo construída ao longo de muitos 
anos. Resultados e teorias milenares se mantêm válidos e 
úteis e ainda assim a matemática continua a desenvolver-se 
permanentemente.






O objetivo do blog é trazer algo divertido e interativo,para que possamos aprender - ensinar matemática de maneira mais fluída,deixando de lado a ideia de que essa matéria é apenas algo chato e cansativo.Também mostrar que podemos utilizar jogos e outros elementos na construção desse saber,através do pensamento criativo.

Segue exemplo de jogos.

                                 "Feche a caixa" 

                                       http://revistaescola.abril.com.br/swf/jogos/exibi-jogo.shtml?201_caixa.swf


                             É uma excelente atividade para estimular o cálculo mental. 



   Esse jogo pode ser jogado pela internet, ou ser confeccionado.
 


Objetivo: Combinar os números de modo que a soma resulte no número que sair no dado.

Como jogar: Para esse jogo, além dessa folha impressa, você precisará também de dois dados.

Cada jogador, na sua vez, lança-se dois dados e, segundo o resultado dos mesmos, "fecha-se", cobrindo com lápis de cor as casas que somem o mesmo resultado dos dados. Por exemplo: no lançamento dos dados, saiu 4 em um dado e 4 também no outro dado. Essa soma resulta em 8, então deverá procurar uma mesma soma nos números da folha e pintá-los, no caso 5 e 3.

O jogo segue dessa forma até que não seja mais possível fechar casas (ou caixas). Fechadas as casas 7, 8 e 9, passa-se a lançar somente um único dado. Cada jogador ao terminar a jogada, soma as casas abertas (que não foram pintadas), registrando o valor, que representam pontos perdidos, passando a vez ao adversário. Quem atingir primeiro os 45 pontos, perde o jogo.

                                                                DOMINÒ




Projeto O Dominó

Tema: Produção de um dominó. 

Justificativa: Como sabemos o design envolve atividades como planejar, delinear, desenhar, esboçar, projetar, esquematizar, criar, inventar e executar. É o que fazem os arquitetos, engenheiros, economistas, artistas, quando desejam construir um objeto concreto (um capítulo de um livro, um programa de computador, uma escultura ou uma máquina de lavar-roupa). As criança são muito criativas e o design pode ajudá-las a desenvolver essa criatividade e materializá-la, através da produção de um brinquedo ou da decoração da sala de aula. Neste projeto optamos pela produção de um dominó por que é um jogo tradicional, conhecido, que desenvolve a capacidade matemática, raciocínio e também possibilita a integração entre os participantes do jogo.

Objetivo Geral: Proporcionar às crianças a possibilidade de aprender sobre design em tudo ao nosso redor. Até mesmo atividades que não ligamos à esse nome, especificamente, no cotidiano da educação de uma criança. Produzir com elas um dominó gigante, vai fazê-las compreender que elas mesmas podem produzir brinquedos, trabalhando em equipe poderão fazer um jogo onde todos poderão participar.
Objetivos específicos:Conhecer a história do dominó;
Conhecer as regras do jogo;
Trabalhar em equipe;
Adquirir senso de responsabilidade;
Trabalhar a psicomotricidade;
Coordenação motora




       Estudos sobre esse tipo de pensamento sugerem uma relação entre a capacidade criativa e o humor. Talvez haja uma semelhança entre o prazer da descoberta da solução do problema, o prazer do inesperado de uma anedota e o prazer de um jogo.





   



   Parece haver o mesmo tipo de concentração entre o charadista resolvendo um quebra-cabeça, um cientista procurando solução para um problema e uma criança brincando.



    Vários desafios podem parecer difíceis, mas têm uma resposta bastante simples. E, quando se descobre a resposta, quando se tem um foco na intuição, ele geralmente vem acompanhado de riso, tal como quando se compreende o desfecho de uma anedota.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário