A Construção Conceitual das Operações ou “Situação-Problema”.
As
primeiras noções básicas de matemática são aprendidas antes mesmo do ingresso
da criança na escola. As formas geométricas, a quantidade, espaço e localização
fazem parte constante do universo da criança. Logo, é importante que o educador
não despreze o conhecimento prévio que a criança carrega consigo. As quatro operações matemáticas fundamentais (
adição, subtração, multiplicação e divisão ) estão ligadas a construção
conceitual das operações. Sendo assim, cabe a escola e ao professor auxiliar e capacitar o aluno a entender e aplicar conceitos matemáticos que levem o aluno há resoluções de problemas
cotidianos, ou seja, tipos de “situação-problema” ligadas ao dia-a-dia.
20
situações do cotidiano em que as
operações matemáticas são utilizadas:
1 –
Lista de compras ( 1 KG, 1 DÚZIA...)
2- Conferir a data de validade de mercadorias
3 –
Comparar preços
4 –
Conferir as horas
5 –
Digitar número de telefone ou celular
6 –
Verificar tarifa de transporte ( ônibus,trem...)
7 –
Conferir troco
8 –
Preparar uma receita
9 – Conferir
dosagem de remédio
10 –
Localizar um endereço (Av. Lisboa nº 686- bloco 2- 3º andar-ap. 6)
11 –
Comparar idades
12 –
Conferir números de documentos
13 -
Uso do termômetro
14 –
Conferir a previsão de tempo
15 –
Realizar um deposito bancário
16 –
Assistir um jogo de futebol ( conferir placar, quantos jogadores têm em campo)
17 –
Conferir um calendário
18 -
Decorar número de telefones
19
- Fazer uso de balança doméstica (quilo,
gramas...)
20 –
Identificar formas geométricas
Com base
na listagem acima foi elaborada uma Proposta
de Atividade dos Itens: 1-2-3-7-8-19-20, para alunos da Educação Infantil e Ensino
Fundamental.
Dados
de identificação:
Turma:
Ensino Fundamental.
Faixa
Etária: 6 a 10 anos.
Tempo
estimado: 4 a 5 dias.
Tema:
Preparo de uma receita
Justificativa:
Promover
vivências dentro e fora da escola,
proporcionando situações cotidianas em
que o aluno utilize a matemática. Deste modo auxiliando-os a entender e aplicar
tais conceitos matemáticos sempre que necessário.
Objetivos:
- Estabelecer conceitos entre a matemática e o
dia- a- dia
- Proporcionar vivências próximas entre a
realidade e a escola
- Trabalhar em equipe
- Desenvolver a autonomia
- Aplicar o conceito matemático em busca de
soluções de problemas
Cronograma:
1º dia:
Levar para sala de aula uma receita culinária de simples manipulação. Elaborar
uma lista de compras para o preparo da
mesma.
2º
dia: Analisar junto com a direção da escola a possibilidade de levar os alunos
até o mercado mais próximo, para a compra dos materiais necessários.
3º
dia: Preparar a receita. Formar roda de conversa para a degustação, refletindo
sobre todo processo. Turma da Educação Infantil , realizar o preparo de
biscoitos em forma de círculo, quadrado, triangulo etc.
4º
dia: Considerando a faixa etária e a turma, aplicar atividades envolvendo
situações problema onde envolvam operações com conceitos de adição, subtração,
divisão, multiplicação e sistema
monetário .
Exemplo de Atividade para alunos do 5º ano 1º
bimestre, envolvendo os itens: 1-2-3-7-8 e 19 .
Pedir para os alunos levarem folhetos de mercado,
onde possam ser realizados trabalhos como compra; venda; comparação de preços;
conferência de troco, lista de compras etc. Aplicar junto a turma problemas de
matemática que envolvam situação-problema do dia-a-dia. Exemplo:
Para
preparar um bolo a mãe de Gabriela
precisa de 1 dúzia de ovos, porém ela
resolveu comprar uma cartela inteira de ovos, contendo 30 ovos. Se ela
preparar a receita quantos ovos restaram
na cartela?
R.1
dúzia = 12 30 – 12 = 18
30 – 12 = 18
Se 1
dúzia de ovos custa R$ 3,50. Quanto
custa a cartela inteira?
R. 1
dúzia = 12 = 3,50 12 + 12 + 6 = 30
3,50 x 30 = R$ 10,50
Exemplo de Atividade para alunos da Educação
Infantil envolvendo os itens: 1-8-19 e 20.
Preparar
uma receita de biscoitos com formas geométricas. Pedir para a criança
identificar as mesmas ( triângulo, quadrado, círculo ). Proporcionar atividades
com massa de modelar com os mesmos formatos e pedir que adicione ou subtraia
quantidades.Exemplo:
Molde
4 quadrados e 3 triângulos. Com quantos moldes você ficou?
R. 7
Agora
retire 2. Quantos restaram?
REGISTRO
CONCLUSIVO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.
Foram
propostas as mesmas atividades acima para uma criança de 4 anos e outra de 10
anos. Ambas apreciaram a metodologia aplicada quanto a elaboração da lista de
compras, a compra dos mesmos, o preparo da receita, o uso da balança doméstica,
e principalmente a degustação. A resolução dos problemas propostos seguiu sem
muitas duvidas para a criança de 4 anos. Já para a criança de 10 anos, quando
elucidado de forma correta a representação de dúzias e multiplicação, a
atividade transcorreu de forma fácil.
MATEMÁTICA
= SOLUÇÃO
A Matemática como Soluções de Problemas e
Busca para Respostas de Situações Cotidianas:
A
proposta que segui-se norteou os
seguintes aspectos; como a criança
conceitua a construção das operações fundamentais, como ela é capaz de
identificar no seu dia-a-dia o conceito matemático ( formas geométricas, sistema monetário,
situações de compra e venda, adicionar e subtrair elementos, e outros ).
A
proposta envolveu lúdicidade e vivências próximas do contexto habitual das
crianças. Facilitando assim, a
aprendizagem e a fixação dos conteúdos propostos onde pode-se observar os
elementos desconhecidos sendo encontrados, ou seja, solucionados.
Acreditamos
que tal proposta possibilitou notória motivação por parte das crianças na
realização de todo o processo. O instrumento ainda serviu como meio de desafio,
iniciativa, autonomia, exploração dos recursos
materiais envolvidos, criatividade, e o registro constante de novas
idéias para a busca de novas soluções.
Enfim,
cabe tanto a escola como ao educador
apresentar a matemática para as crianças como forma de solução de
problemas e mostrar-lhes como ela é atuante e
constantemente no nosso dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário