domingo, 4 de novembro de 2012


                  A Construção Conceitual das Operações  ou “Situação-Problema”.




As primeiras noções básicas de matemática são aprendidas antes mesmo do ingresso da criança na escola. As formas geométricas, a quantidade, espaço e localização fazem parte constante do universo da criança. Logo, é importante que o educador não despreze o conhecimento prévio que a criança carrega consigo. As  quatro operações matemáticas fundamentais ( adição, subtração, multiplicação e divisão ) estão ligadas a construção conceitual das operações. Sendo assim, cabe a escola e ao professor  auxiliar e  capacitar o aluno a entender e  aplicar conceitos matemáticos que levem  o aluno há resoluções de problemas cotidianos, ou seja, tipos de “situação-problema” ligadas ao dia-a-dia. 



20 situações  do cotidiano em que as operações  matemáticas são utilizadas:


1 – Lista de compras ( 1 KG, 1 DÚZIA...)
 2- Conferir a data de validade de mercadorias                
3 – Comparar preços
4 – Conferir as horas
5 – Digitar número de telefone ou celular
6 – Verificar tarifa de transporte ( ônibus,trem...)
7 – Conferir troco
8 – Preparar uma receita
9 – Conferir dosagem de remédio
10 – Localizar um endereço (Av. Lisboa nº 686- bloco 2- 3º andar-ap. 6)
11 – Comparar idades
12 – Conferir números de documentos
13 - Uso do termômetro
14 – Conferir a previsão de tempo
15 – Realizar um deposito bancário
16 – Assistir um jogo de futebol ( conferir placar, quantos jogadores têm em campo)
17 – Conferir um calendário
18  -  Decorar número de telefones
19 -  Fazer uso de balança doméstica (quilo, gramas...)
20 – Identificar  formas geométricas


Com base na listagem  acima foi elaborada uma  Proposta  de  Atividade  dos Itens: 1-2-3-7-8-19-20,  para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Dados de identificação:
Turma: Ensino Fundamental.
Faixa Etária: 6 a 10 anos.
Tempo estimado: 4 a 5 dias.

Tema: Preparo de  uma receita

Justificativa:
Promover vivências  dentro e fora da escola, proporcionando situações cotidianas  em que o aluno utilize a matemática. Deste modo auxiliando-os a entender e aplicar tais conceitos matemáticos sempre que necessário.

Objetivos:
-  Estabelecer conceitos entre a matemática e o dia- a- dia
-  Proporcionar vivências próximas entre a realidade e a escola
-  Trabalhar em equipe
-  Desenvolver a autonomia
-  Aplicar o conceito matemático em busca de soluções de problemas

Cronograma:

1º dia: Levar para sala de aula uma receita culinária de simples manipulação. Elaborar uma lista de compras  para o preparo da mesma.
2º dia: Analisar junto com a direção da escola a possibilidade de levar os alunos até o mercado mais próximo, para a compra dos materiais necessários.
3º dia: Preparar a receita. Formar roda de conversa para a degustação, refletindo sobre todo processo. Turma da Educação Infantil , realizar o preparo de biscoitos em forma de círculo, quadrado, triangulo etc.
4º dia: Considerando a faixa etária e a turma, aplicar atividades envolvendo situações problema onde envolvam operações com conceitos de adição, subtração, divisão,  multiplicação e sistema monetário .
 Exemplo de Atividade para alunos do  5º  ano 1º bimestre, envolvendo os itens: 1-2-3-7-8 e 19 .
 Pedir  para os alunos levarem folhetos de mercado, onde possam ser realizados trabalhos como compra; venda; comparação de preços; conferência de troco, lista de compras etc. Aplicar junto a turma problemas de matemática que envolvam situação-problema do dia-a-dia. Exemplo:
Para preparar um bolo a  mãe de Gabriela precisa de 1 dúzia  de ovos, porém ela resolveu comprar uma cartela inteira de ovos, contendo 30 ovos. Se ela preparar  a receita quantos ovos restaram na cartela?
R.1 dúzia = 12         30 – 12 = 18
 30 – 12 = 18

Se 1 dúzia de ovos custa R$  3,50. Quanto custa  a cartela inteira?
R. 1 dúzia = 12 = 3,50     12 + 12 + 6 =  30           3,50 x  30 = R$  10,50




 Exemplo de Atividade para alunos da Educação Infantil envolvendo os itens: 1-8-19 e 20.
Preparar uma receita de biscoitos com formas geométricas. Pedir para a criança identificar as mesmas ( triângulo, quadrado, círculo ). Proporcionar atividades com massa de modelar com os mesmos formatos e pedir que adicione ou subtraia quantidades.Exemplo:
Molde 4 quadrados e 3 triângulos. Com quantos moldes você ficou?
R. 7
Agora retire 2. Quantos restaram?



REGISTRO CONCLUSIVO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS.

Foram propostas as mesmas atividades acima para uma criança de 4 anos e outra de 10 anos. Ambas apreciaram a metodologia aplicada quanto a elaboração da lista de compras, a compra dos mesmos, o preparo da receita, o uso da balança doméstica, e principalmente a degustação. A resolução dos problemas propostos seguiu sem muitas duvidas para a criança de 4 anos. Já para a criança de 10 anos, quando elucidado de forma correta a representação de dúzias e multiplicação, a atividade transcorreu de forma fácil. 
  


MATEMÁTICA = SOLUÇÃO


 A Matemática como Soluções de Problemas e Busca para Respostas de Situações Cotidianas:
A proposta que  segui-se norteou os seguintes aspectos;  como a criança conceitua a construção das operações fundamentais, como ela é capaz de identificar no seu dia-a-dia o conceito matemático (  formas geométricas, sistema monetário, situações de compra e venda, adicionar e subtrair elementos, e outros ).
A proposta envolveu lúdicidade e vivências próximas do contexto habitual das crianças. Facilitando assim,  a aprendizagem e a fixação dos conteúdos propostos onde pode-se observar os elementos desconhecidos sendo encontrados, ou seja, solucionados.
Acreditamos que tal proposta possibilitou notória motivação por parte das crianças na realização de todo o processo. O instrumento ainda serviu como meio de desafio, iniciativa, autonomia, exploração dos recursos  materiais envolvidos, criatividade, e o registro constante de novas idéias para a busca de novas soluções. 
Enfim, cabe tanto a escola como ao educador  apresentar a matemática para as crianças como forma de solução de problemas e mostrar-lhes como ela é atuante e  constantemente no nosso dia-a-dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário