O
Cálculo Mental
A
importância do cálculo mental torna-se evidente no dia a dia de cada um, quanto
mais não seja, se pretendermos fazer compras ou efetuar as mais diversificadas
relações entre grandezas e/ou equivalências que dispensam, por comodidade, o
cálculo escrito. O próprio domínio do algoritmo é tanto mais fácil quanto maior
for a capacidade de cálculo
mental.
A
Estimativa
Um dos
primeiros passos para o desenvolvimento do cálculo mental será o exercício da
estimativa. O aluno deverá ter a
antevisão do resultado possível para determinado cálculo. Só
com o exercício continuado de
estimativas o aluno ganhará capacidade de avaliar os resultados que obtém.
Exercício
exemplo:
Observa
as operações abaixo e, sem resolvê-las, assinala a opção que mais se aproxima
do resultado correto.
29 x 3 = 60 70 90
1201 + 4800 = 5000
6000 7000
3949 – 2838 = 1000
1500 2000
8004 : 2 = 40 400
4000
Alguns
requisitos deverão estar presentes no domínio mental do aluno para que sinta
segurança na aplicação de
técnicas de cálculo mental.
Saber
contar – é necessário
o desenvolvimento de atividades que deem oportunidade ao aluno de saber contar
de dois em dois, de três em três…
A
decomposição de números
– o cálculo mental será facilitado a partir do conhecimento das propriedades
das operações, ainda que não sejam explicitamente identificadas. O material Cuisenaire
tem todo o potencial para o desenvolvimento de atividades com o objetivo de o
aluno se apropriar do domínio da adição e subtração com quaisquer números menores
que 10. A construção do “tapete” ou “muro” com esse material é um bom exemplo
disso:
Todo o
número pode ser representado como sendo a soma das suas unidades com as dezenas,
com as centenas e com as demais ordens que o compõem. O cálculo mental
solicita, com muita frequência, o recurso à decomposição do número para ser
operado pelas suas ordens de forma separada.
Atividades com o material multibásico, calculador multibásico e
até com o próprio ábaco ajudam a visualizar como o número pode ser decomposto
de diferentes maneiras. De acordo com a regra do nosso sistema de numeração
(agrupamentos de 10), sempre que possível,
Será necessário
proceder às trocas por elementos de ordem superior de modo a não ter mais
que 9 agrupamentos da
mesma ordem (espécie). Através de continuadas experiências com este material o
aluno vai-se apropriando da noção do valor de posição dos números.
A tabuada da
multiplicação - para além de ser compreendida, é necessário “sabê-la de cor”. O
recurso ao jogo talvez seja um meio privilegiado para a predisposição do aluno relativamente
ao treino da tabuada.
Por exemplo, o “bingo da multiplicação”, que adaptado de
diferentes formas, poderá constar na construção de várias operações (de
multiplicar) por parte do aluno. Numa ficha previamente distribuída anotará as
operações que satisfazem os valores que o professor vai mostrando, um a um. Faz
bingo o primeiro a produzir a quantidade de operações previamente combinadas.
Técnicas de cálculo
mental (adaptado de Cadeia, Oliveira & Carvalho, 2006).
Adição:
- Formar dezenas:
Ex: 27 + 16 = 27 + (3 + 13) = (27 + 3) +
13 = 30 + 13 = 43
Ex: 16 + 48 = 16 + (50 - 2) = (16 + 50)
- 2 = 66 - 2 = 64 (contar para trás)
Ex: 134 +
55 = 134 + (50 + 5) = (134 + 50) + 5 = 184 + 5 = 189 (decompor uma das parcelas)
- Formar pares de
parcelas iguais:
Ex: 25 + 29 = 25 +
(25 + 4) =(25 + 25) + 4 = 50 + 4 = 54
- Adicionar por
ordens:
Ex: 64 + 28 = 60 + 4
+ 20 + 8 = (60 + 20) + (4 + 8) = 80 + 12 = 92
- Compensar para
obter a dezena:
Ex: 67 + 28 = (67 +
3) + (28 - 3) = 70 + 25 = 95
- Associar para obter
múltiplos de 10:
Ex: 30 + 7 + 8 + 20 +
3 = (30 +20) + (7 + 3) + 8 = 50 + 10 + 8 = 68
- Decompor e associar
para obter múltiplos de 10:
Ex: 36 + 37 = (35 +
1) + (35 + 2) = (35 + 35) + (1 + 2) = 70 + 3 = 73
Adição de números decimais:
- O cálculo poderá
ser facilitado se transformarmos os números decimais em números inteiros
e aplicar as regras
anteriores:
Ex: 3,42 + 5,45 =
(3,42 + 5,45) x 100) : 100 = (342 + 545) : 100 =
= (300 + 500 + 40 +
40 + 2 + 5) : 100 = (800 + 80 + 7) : 100 = 887 : 100 = 8,87
- Decompor os números
em parte inteiros e parte decimal e adicioná-las separadamente:
Ex: 3,62 + 5,45 = (3
+ 5) + (62 + 45) : 100 = 8 + (60 + 40 + 2 + 5) : 100 = 8 + (100 + 7) : 100 =
8 + 107 : 100 = 8 +
1,07 = 8 + 1 + 7 : 100 = 9 + 0,07 = 9,07
Subtração:
- Subtrair por
ordens, (quando cada ordem do aditivo é maior do que as respectivas ordens do
subtrativo):
Ex: 96 - 34 = (90 +
6) - (30 + 4) = (90 - 30) + (6 - 4) = 60 + 2 = 62
- Compensar para
igualar a ordem das unidades do aditivo e do subtrativo:
Ex: 94 - 36 = (94 +
2) - 36 - 2 = 96 - 36 - 2 = 60 - 2 = 58
- Decompor para
igualar a ordem das unidades do aditivo e do subtrativo:
Ex: 94 - 36 = 94 -
(34 + 2) = (94 - 34) - 2 = 60 - 2 = 58
- Compensar para
obter dezena no subtrativo.
Ex: 94 - 36 = (94 +
4) - (36 + 4) = 98 - 40 = 58
- Subtrair por
partes.
Ex: 94 - 36 = 94 -
(30 + 6) = (94 - 30) - 6 = 64 - 6 = 58
Multiplicação:
- Produto de
múltiplos de 10.
Ex: 30 x 400 = (3 x 10)
x (4 x 100) = (3 x 4) x (10 x 100) = 12 x 1000 = 12000
- Compensar para
obter dezena, centena,…
Ex: 5 x 42 = 42 x 5 =
42 x (10 : 2) = 420 : 2 = 210
- Decompor um dos
fatores.
Ex: 6 x 42 = 6 x (40
+ 2) = 6 x 40 + 6 x 2 = 240 + 12 = 252
Ex: 6 x 49 = 6 x (50
- 1) = 6 x 50 - 6 x 1 = 300 - 6 = 294 (contar para trás)
- Multiplicar por 11.
_ Quando o número é
formado por dois algarismos:
Se a soma dos dois
algarismos <10, coloca-se no meio dos algarismos a sua soma.
Ex: 27 x 11 = 297
Se a soma dos dois
algarismos ≥ 10, coloca-se no meio dos algarismos o algarismo das unidades da
sua soma e adiciona-se 1 às dezenas (e vai um).
Ex: 68 x 11 = 748
Generalizando:
Quando a soma dos
dois algarismos anteriores <10:
abcd x 11 → a | a+b |
b+c | c+d | d
Ex: 4536 x 11 = 49896
Quando a soma dos
dois algarismos anteriores ≥ 10, considera-se o algarismo das unidades e
adiciona-se 1 à soma dos algarismos seguintes:
abcd x 11 → a+1 |
10-(1+a+b) | 10-(1+b+c) | 10-(c+d) | d
Ex: 47389 x 11 =
521279
Ex: 47189 x 11 =
519079
- Quadrado de um
número cujo algarismo das unidades é 5.
_ Muito facilmente se
pode calcular o produto de um número por si próprio quando o algarismo das
unidades é 5.
O número de centenas
desse produto resulta da multiplicação do número de dezenas desse número pelo
seu consecutivo e sobram sempre 25 unidades.
A5 x A5 = B25; sendo
B = A x (A+1)
Ex: 15 x 15 = 225
25 x 25 = 625
85 x 85 = 7225
115 x 115 = 13225
Divisão:
- Procurar o múltiplo
de 10 mais próximo.
Ex: 154 : 2 = (150 +
4) : 2 = 150 : 2 + 4 : 2 = 75 + 2 = 77
Ex: 118 : 2 = (120 -
2) : 2 = 120 : 2 - 2 : 2 = 60 - 1 = 59
- Fazer
simplificações sucessivas.
Ex: 180 : 12 = 90 : 6
= 30 : 2 = 15
Ex: 104 : 8 = 52 : 4
= 26 : 2 = 13
- Multiplicar pelo
inverso.
Ex: 45 : 0,5 = 45 x 2
= 90
Ex: 25 : 0,2 = 25 x 5
= 125
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